Comitê SUAS/SC – Covid19 na luta pela vacinação dos trabalhadores do SUAS em Santa Catarina

Desde o início da pandemia os governos federal e estadual editaram decretos em que determinam que a atividade da Assistência Social é essencial. E, sem dúvidas, ela é: antes, durante e após a pandemia! Contudo, os trabalhadores do SUAS não vem sendo tratados com essa essencialidade…

Desde 2020, de decreto em decreto, trabalhadores do SUAS permanecem em ação para garantir proteção social à população. Todavia, atualizam-se as notas técnicas para a vacinação e estes trabalhadores são desconsiderados pelo executivo estadual no plano de imunização de Santa Catarina .

Diante deste descaso, as instituições, fóruns e entidades que integram o Comitê SUAS/SC – Covid19 estão articuladas na campanha pela vacinação dos profissionais do SUAS em SC.

Dentre alguns dos movimentos realizados, destacam-se:

  • Em 15/04/2021, a deputada estadual Marlene Fengler, integrante da Frente Parlamentar do SUAS, protocolou projeto de lei – PL./0103.7/2021 – que prevê a inclusão dos profissionais do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) como grupo de prioridade no Plano Estadual de Vacinação contra o vírus Sars-CoV-2 no Estado de Santa Catarina;
  • Com a atualização dos públicos para vacinação e a desconsideração dos trabalhadores do SUAS, em junho de 2021 ocorreu mapeamento pelo COEGEMAS/SC sobre a situação dos profissionais do SUAS que não foram vacinados em Santa Catarina, com posterior remessa à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social (SDS);
  • Após a 254ª reunião Extraordinária da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) da Saúde, de 02/06/2021, em que ocorreu a menção sobre a vacinação dos trabalhadores do SUAS, mas não resultou em deliberação e nota técnica específica, o COEGEMAS/SC remeteu ofício em 07/06/2021 à Secretaria de Estado da Saúde (SES) e à SUV Saúde solicitando a ata desta reunião e informações sobre a vacinação dos profissionais do SUAS;

Diante destas tratativas, especialmente considerando a próxima reunião da CIB/Saúde, constituída pelos secretários municipais de Saúde, é fundamental que trabalhadores, usuários, gestores e entidades do SUAS se manifestem, informem e reivindiquem nas secretarias municipais de saúde de seus municípios sobre a urgência da vacinação dos trabalhadores e das trabalhadoras da Assistência Social de Santa Catarina!

Divulgue! Mobilize na Secretaria Municipal de Saúde do seu município!

#vacinasuasjá #vacinasuassc

#PraTodesVerem: card com profissional da saúde segurando um frasco com vacina. Ao centro, a mensagem “Comitê SUAS/SC na luta pela vacinação dos trabalhadores do SUAS em Santa Catarina”. Abaixo, a solicitação de divulgação e mobilização junto às secretarias municipais de saúde dos municípios. Na parte inferior, link de acesso ao site do Comitê: https://comitesuassc-covid19.org/. Na parte superior, logo do Comitê SUAS/SC – Covid19 e logo do SUAS.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s